3º CLAC-UFSJ
ELIN-LE - Sessões de Comunicação:
CAMPUS DOM BOSCO
Dia 24 – terça-feira
Sessão 1 (15h às 16h30): Gêneros textuais e literatura no ensino de línguas estrangeiras
Trabalhando os gêneros textuais no ensino de língua inglesa
Natália Mariloli Santos Giarola (UFV)
Neide Nunes Rodrigues (UFV)
O texto literário adaptado para o ensino de LE: reflexões sob a ótica de algumas abordagens de análise dos gêneros textuais e exemplificações para a prática
Kaciana Fernandes Alonso
Mestranda em Estudos Linguísticos (UFMG)
Teaching and learning literature in foreign language classroom through the Personal Growth Model
MA. Renata Nascimento Salgado (Colégio Técnico – COLTEC - da UFMG)
Sessão 2 (17h às 18h30): A dimensão social do ensino de língua estrangeira
O ensino de espanhol para deficientes visuais na escola: como está a formação docente?
Antonio Ferreira da Silva Júnior - CEFET/RJDoutorando em Letras Neolatinas (UFRJ)
Desenvolvimento da Consciência Linguística em pré-escolares: relato de experiência do ensino de Francês
Dr. Dener Luiz da Silva – UFSJ
Rodolfo Luís Leite Batista - Graduando em Psicologia (UFSJ)
O sujeito professor de inglês e suas representações sobre o aluno e escola
Vanderlice dos Santos Andrade Sól - Doutoranda (UFMG) / Professora (IFMG)
Orientadora: Dr. Maralice de Souza Neves (UFMG)
Análise das Tomadas de Posição no Espaço Sala-de-aula de Inglês em um Centro SócioEducativo para Menores em Conflito com a Lei
Valdeni da Silva REIS - Doutoranda – bolsista CNPq (UFMG)
Orientadora: Dra. Maralice de Souza Neves (UFMG)
Dia 25 – quarta-feira
Sessão 3 (15h às 16h30): Ensino de línguas na modalidade instrumental e Lexografia
(In)Possibilidades da inserção do inglês instrumental na Educação Básica
Lúcia Maria Castroviejo Azevedo (CAC/UFG)
Once upon a time in a far, far away land: relato de uma transposição didática com o filme Shrek para o inglês instrumental no ensino superior
Caroline Costa Pereira
Mestranda PPG- Linguística (UFJF)
Dicionário bilíngue árabe-português: A intersecção da linguística de corpus e a lexicografia pedagógica
Elias Mendes GOMES - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em lingua, literatura e cultura árabe - Departamento de Letras Orientais / FFLCH / USP
Orientadora: Profa. Dra. Safa Alferd Abou-Chahla Jubran
Sessão 4 (17h às 18h30): O processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira
Conhecimento metacognitivo e propensão à ação metacognitiva de alunos ingressantes na universidade: implicações para a prática educativa
Dr. Tufi Neder Neto (UFLA)
Transferência e aprendizagem de língua estrangeira
Gisele Fernandes Loures Domith (Faculdade Pitágoras/Ipatinga,MG)
A Case Study: the analysis of the acquisition and awareness of the Past Tense of a Chinese student in the UK
MA. Renata Nascimento Salgado (Colégio Técnico – COLTEC - da UFMG)
A compreensão de metáforas em piadas por estudantes de PLE
Gláucio Geraldo Moura FernandesMestrando em Lingüística teórica e descritiva (UFMG)
Dia 26 – quinta-feira
Sessão 5 (15h às 16h30): O professor e o ensino de Língua Estrangeira
O estado atual das pesquisas sobre o professor não nativo de inglês
Roberval Araújo de Oliveira (IFMG- Congonhas)
Doutorando em Lingüística Aplicada (UFMG)
Orientadora: Dra. Vera Lúcia Menezes de O. e Paiva (UFMG)
Lesson Studies: o impacto da análise de aulas no desenvolvimento do professor de língua inglesa
Dra. Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG – Campus OP)
Orientadora: Dra. Deise Prina Dutra (UFMG)
Sessão 6 (17h às 18h30): Identidade, Discurso e Cultura
Discurso e cultura em fóruns eletrônicos
Adriana Cobo - Graduanda em Letras / bolsista PIBIC-FAPEMIG (UFSJ)
Orientadora: Dra. Liliane Assis Sade – UFSJ
A mulher na teia: a construção discursiva da identidade feminina dentro dos modelos culturais das macroestruturas sociais
Tatiana Nathália de Paula – Graduanda em Letras (PIIC/UFSJ)
Orientadora: Dra. Liliane Assis Sade Resende – UFSJ
Construções discursivas de D. Leopoldina na historiografia. Confronto de diferentes ideologias em discursos de identidade nacional brasileira”.
Nathália Nicácio Ganzer – Graduanda em Letras – Português/ alemão (UFRJ)
Orientador: Luiz Barros Montez (UFRJ)
Dia 27 – sexta-feira
Sessão 7 (15h às 16h30): O ensino de espanhol como língua estrangeira
Memória e ensino de español no Brasil: trajetórias entre teorías e práticas de ensino
Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (Colégio Pedro II e PG-UFRJ)
A utilização de materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem da língua espanhola dos estudantes de Secretariado Executivo
Warley Stefany Nunes - Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue (UFV)
Carlos Ferrer Plaza - Professor de espanhol da Agencia Española de Cooperación Internacional (UFV)
Sessão 8 (17h às 18h30): Ensino de Línguas e Tecnologia
As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de línguas estrangeiras: um diálogo necessário
Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua (Colégio Pedro II)
A escrita colaborativa realizada em ambiente virtual sob a perspectiva da complexidade
Sérgio Gartner Pais de Oliveira – Doutorando / bolsista CAPES (PUCSP)Orientadora: Dra.Maximina Maria Freire (PUCSP)
O uso da internet em simulacros de aula dos alunos do curso de Letras
Dra. Patrícia Vasconcelos Almeida (UFLA)
Percepções de pilotos sobre a utilização de um simulador de vôo para PC no ensino de inglês para aviação
Dilso Corrêa de Almeida – Doutorando (UFMG)
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Augusto de Souza
domingo, 1 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário